Silicon Cowboys – Como a Compaq mudou o cenário da tecnologia com os Computadores Portáteis

Silicon Cowboys – Como a Compaq mudou o cenário da tecnologia com os Computadores Portáteis

A evolução da Tecnologia documentada pelos olhos das câmeras

A história da Compaq Computer se funde com nossa vivência tecnológica nos dias de hoje, desde a derrocada da IBM no mercado doméstico à forma como utilizamos os computadores na atualidade.

Ela mudou o cenário junto com outras pequenas empresas na fabricação de computadores, trabalhando com engenharia reversa. Mas ela teve a inovação como maior alicerce. Essa foi a grande sacada da Compaq.


 Silicon Cowboys

Fonte Telecom Internet e Link Dedicado

De um jantar no Texas para enfrentar o Big Blue, o documentário “Silicon Cowboys” conta a história da Compaq.

Este que documentário que conta a história destes três fundadores que, em 1982, levaram a Compaq Computer a enfrentar a gigante IBM no mercado mundial de computadores com seu inovador lançamento, o “computador portátil”. São 70 minutos intrigantes sobre como Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto afirmam com convicção que “Você não pode chegar ao iPhone sem a Compaq”. Inspire-se nesta história sobre como boas ideias e atitude podem transformar uma empresa pequena em gigante de mercado.

“Silicon Cowboys” merece seu olhar para a filmagem dos anos 80, os detalhes divertidos e o vislumbre de uma era que, ao colocar uma alça em um computador poderia fazer de você um milionário.

A Compaq passou de um escritório cercado por vacas para a empresa que atingiu US $ 1 bilhão em vendas rapidamente.

Os três engenheiros da Texas Instruments decidiram se filmar por conta própria em 1983. Esses humildes inícios, cerca de 2.500km do Valedo Silício, fornecem um rebanho de detalhes divertidos para o fato de serem seus primeiros portáteis. O computador foi esboçado em um placemat em uma loja de torta ou que os fundadores quase começaram um restaurante mexicano.

Se você usa hoje um “notebook”, agradeça à Compaq.

Primeiro modelo de Computador Portátil da Compaq

As inovações da Compaq trouxeram os notebooks como o conhecemos hoje

 

A narrativa principal em “Silicon Cowboys” é sobre o desafio da Compaq para o IBM Behemoth, conhecido como Big Blue. Os computadores pessoais eram um novo mercado na década de 1980, cheio de novatos que, no entanto, estavam sujeitos ao software da IBM. Se você aprender alguma coisa deste documentário, é importante a compatibilidade. A discussão da compatibilidade culmina com a tentativa fracassada da IBM de se encaminhar para o setor de computadores “luggable” com seu Portable Personal Computer, que – ao contrário das máquinas Compaq – não poderia executar alguns dos próprios softwares do Big Blue.

Certamente, a IBM era arrogante e complacente, confiando em sua posição de mercado e exércitos de advogados, em vez de inovar como a Compaq e outros rivais mais nítidos. Mas isso não explica bem a satisfação que o documentário leva na pintura da Compaq como o assassino da IBM. Isso ensinará a IBM por ajudar os nazistas , talvez?

Veja o Trailer do documentário. Disponível on-demand e na Netflix.

Related Posts

Comentários