Após a conexão discada, tivemos um diversidade de conexões. Dentre elas: ADSL, Cabo, Rádio, 3G, Satélite. Mesmo sendo muito melhores e velozes que a discada, você conhece a diferença entre elas e qual se adapta ao que você deseja realizar com seu computador?
Bem, vamos a uma explanação simples e prática sobre elas.
ADSL significa “Asymmetric Digital Subscriber Line”. Em português “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. A assimetria define a conexão como sendo, de forma simplificada, a velocidade de download maior que a de upload.
Requer, obrigatoriamente, linha telefônica. Permite que o usuário use o telefone enquanto navega. A conexão discada não permitia. Para que não haja interferência da conexão na linha telefônica é preciso usar um filtro de linha.
Vantagens:
Desvantagens:
A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão.
O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto, vem sendo fortemente ameaçada com a recente expansão dos serviços de fibra ótica e internet móvel.
Vantagens:
Desvantagens:
A conexão via rádio funciona sem fios (Wireless), através da repetição de sinais feita por torres instaladas em locais estratégicos. Para que seja possível tal conexão, o local onde a antena de recepção será instalada precisa “enxergar” (não pode haver barreiras, como prédios) a torre de transmissão. Isso explica porque a instalação é feita no topo dos edifícios e com antenas suspensas.
O recebimento do sinal é feito com um link numa torre e a partir daí a conexão é distribuída entre os diversos clientes/usuários de forma em que os usuários tenham uma antena direcionada para esta, recebendo o sinal.
Contrariando informações que circulam no mercado, a internet via rádio pode ser robusta, entregar altas velocidadesde forma satisfatória, mantendo seu ROI (Retorno sobre Investimento) com um largo sorriso.
O enlace é fundamental para a qualidade do serviço. A antena receptora deverá estar perfeitamente alinhada à transmissora para que haja intensidade correta do sinal.
Com instalação e configuração dos equipamentos corretamente o serviço é altamente satisfatório.
Vantagens:
Desvantagens:
A internet 4G vem logo depois da 3G, trazendo importantes avanços no que se refere à velocidade de conexão e ao carregamento de dados. Assim, a sigla 4G define a quarta geração de telefonia móvel e funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que se baseia na transmissão de dados pela tecnologia WCDMA e GSM, porém dando prioridade aos dados de internet, embora não descarte o seu uso nas ligações por voz. Junto com a tecnologia LTE tem a tecnologia WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas), que prevê a compatibilidade e a interoperabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16 compatível com os sistemas Linux.
A tecnologia LTE alcançou a uma velocidade de transferência de dados de 20 MHz de 300 Mbps do downstream (baixar) e 75 Mbps de upstream (carregar) em laboratórios, mas a velocidade real de navegação fica em torno de 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload e uma latência (PING) de no máximo 30 ms (milissegundos).
Vantagens:
Desvantagens:
Satélite
A internet via satélite permite altas taxas de transferências de dados e sua comunicação funciona cliente-satéliteXsatélite-servidor. A transmissão é bidirecional, recebe e envia dados.
Enquanto outros sistemas requerem, obrigatoriamente, infraestrutura terrestre, a conexão via satélite exige apenas uma antena que irá receber e enviar os sinais ao satélite.
É utilizada em locais não atendidos por redes de telefonia terrestre, cabo ou fibra óptica, rádio. Tem abrangência mundial e são acessados com velocidade muito maior, já que o satélite conecta-se diretamente com antena instalada na casa do usuário.
Para utilizar a tecnologia, é necessário ter uma antena (semelhante a uma parabólica), cujo custo é bem elevado. A velocidade desse tipo de conexão é extremamente alta, mas com um porém: devido à enorme distância entre o emissor e o receptor, a troca de informações é feita em grandes pacotes; isso permite um desempenho muito satisfatório para downloads, mas a demora entre o recebimento de um pacote e outro a torna inviável para a prática de atividades que envolvam respostas rápidas (como jogos online em tempo real).
Vantagens:
Desvantagens:
Escolha um Plano e Contrate a Fonte Telecom clicando aqui.